Coordenador : Fábio do Nascimento Simas
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390170.2199.268687.24022023
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Profissionais das áreas de serviço social, psicologia, pedagogia, direito, enfermagem e áreas afins além de outros atores como conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, educadores sociais e outros.
Objetivo
Contribuir com o fortalecimento da formação continuada de profissionais que atuam direta ou indiretamente no campo dos direitos humanos de crianças e adolescentes. - Qualificar e produzir referências que subsidiem o exercício profissional e mobilização de atores do Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes - Proporcionar socialização de experiências e subsidiar pesquisas sobre direitos humanos e crianças e adolescentes - Cooperar com a Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense como referência na formação de profissionais inseridos nas políticas de proteção a crianças e adolescentes, fortalecendo a relação entre a universidade e a sociedade brasileira.
Resumo
O curso de extensão Política e Direito da Criança e Adolescente é destinado a profissionais que atuam na temática da infância e adolescência através de uma formação continuada a respeito dos principais pontos e desafios na efetivação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes passados três décadas do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA. O conteúdo está dividido em três unidade: i) história social de crianças e adolescentes no Brasil; ii) ECA- Direitos Fundamentais e Sistema de Garantias de Direito; iii) violação de direitos de crianças e adolescentes no Brasil.